segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pescaria no Casqueiro e o primeiro robalo da Maristela


Santos, 20 de fevereiro de 2012

 Já fazia meses que não colocava o 15hp num barco pra funcionar e como estava com o carro na oficina, a namorada se prontificou a me levar para pescar!!!

Existe uma namorada melhor??

Pra não dar margem de dúvida, rapidamente joguei o motor no porta malas do carro dela, antes que pudesse mudar de ideia já estávamos aprontando tudo para o grande dia, sua estreia no Casqueiro Eiro!!

Marina Brasil - Da sala de recepção com ar condicionado, muita educação, cordialidade no atendimento, preocupação com bem estar do pescador e da patroa, posso garantir sem medo de errar que é a melhor Marina do Casqueiro!!

Lá alugamos um Corsa de 6 metros, apesar da pintura estar um pouco desgastada pelo uso, não entrou nada de água e está com piso novinho, sem dúvida foi o melhor barco de alumínio que aluguei até agora! tem o desenho do tradicional barco da Maresias Wave, sendo muito semelhante mas com dimensões ligeiramente reduzidas. Pena que não o fotografei!

Resumindo: Marina Brasil nota dez!!

Saída da Marina:



Rumamos direto para o Mar, mas uma parada para registro de uma foto
Ponte Pênsil em São Vicente, construída em 1914 para levar o esgoto de São Vicente para ser lançado lá ponta do Forte (Praia Grande), mas sempre foi utiliza para travessia de pedestres e carros.




Aproveitei para testar sua resistência no mar, parei no Parcel do Bilú, mas só saiam peixes pequenos




Então rumamos para o Guarujá












Mas a Mari não passou muito bem, então tivemos que ir para um lugar mais abrigado. Até que conseguimos num outro pontinho mais calmo alguns tricks e um badejo quadrado!
no pincho com X-Rap 8cm branca

 

Voltamos pelo Porto de Santos, que foi inaugurado em 1892, sendo o maior porto da América Latina!!!





Demos uma paradinha lá pelas bandas do porto, mas novamente só tricaida!!





Paramos para almoçar no mangue. Onigiri com furikake, sushi, omelete e salsicha!!




E logo depois do almoço a patroa se motivou a pescar e consegue seu primeiro robalo.



Vara DAM 2,40m
Molinete Daiwa Regal 1500Xia
Linha Multifilamento PowerPro 15 lbs
Camarão Vivo



Na volta, me lembrei porque fazia tanto tempo que não frequentava o Casqueiro, uma quantidade enorme de lixo na água, a todo instante tendo que parar o motor para tirar sacolas plásticas! Poxa não há nenhum programa de educação sendo promovido nestas comunidades, como podem viver no lixo!!


No Rio Branco ainda saíram algumas guaiviras, mas todas muito pequenas, nem sequer registramos as fotos!!



Assim terminamos a pescaria/passeio as 15h, uns 56km navegados num dia fantástico acompanhado pela namorada!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pescaria de Lambari em Embu Guaçu

Embú Guaçu, 16 de fevereiro de 2012

Ontem resolvi dar umas voltas pelos rios que desembocam na represa de Guarapiranga para aproveitar uma tarde e pescar lambaris!! Após conferir uns dois ou três pontos, achei um cantinho mais reservado na mata... e com a varinha telescopica lisa, comecei uma prazerosa e calma pescaria.

Os rios estão com nível bem alto e água bem suja de lama devido as últimas chuvas, da certo receio se cair na água! Pontos que eu costumava passar caminhando, agora estão tomados por água e pela minha estimativa a subida do nível ultrapassou 1,50m de altura e a poucos centimetros da margem pode cobrir uma pessoa em vários trechos!

Fotos e filme feito pelo celular, então não está aquela qualidade, mas quebra um galho!

o menorzinho




esta era média de tamanho, da pescar vários assim:




e o troféu do dia




Soltei todos os peixinhos, exceto um que usei para tentar uma traíra, como o horário não era muito propicio, acabei não pegando nenhuma!! mas quem sabe numa próxima!!!


Retorno pela trilha



Equipamento utilizado

Vara Telescopica lisa - 3,60m
boia palito de balsa
Linha Ø 0,10 mm Seaguar fluorcarbono (muito fininha)
Anzol akitakitsune nº 14
Isca massinha de macarrão com corante laranja + vermelho e um pouco de fubá

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pescaria noturna no Montão de Trigo

Bertioga, 04 de fevereiro de 2012

Texto: Delgado/Pleffer
Fotos: Delgado/Pleffer/Mauricio


Desta vez os planos eram uma pesca noturna entre Bertioga até o Montão de Trigo, e o trio tradicional Eu , Pleffer e Mauricio contamos com a ilustre presença do professor de pesca em Bertioga Marcelo Lanzara e do companheiro Antonio Semionovas que nos acompanharia com seu barco, uma bela Panga de 25 pés.

Por volta das das 16h nos encontramos na Marina dos Pescadores (recomendadissima), e preparativos feitos, tralhas em ordem, seguimos rumo ao marzão...

Saímos da barra eram umas 17:00 horas, o mar não estava flat, mas pra quem ta acostumado pescar no inverno tava ótimo...kkkk



O objetivo era chegar lá , na famosa ilha do montão de trigo...hehehe



Que foi ficando cada vez mais perto...



Próximo da ilha aproveitamos para registrar o astro rei!!



Oss companheiros de jornada no barco do semionovas...


Expandir esta imagem


Mauricio, Lanzara e o Antonio


Expandir esta imagem


Quando o sol ainda dava os ultimos suspiros, não tinhamos iniciado a pescaria





Mas chegando no montão e iniciamos no currico, logo começaram a bater os famigerados espragas... em segundos de corrico iniciei a contagem



E logo o Pleffer também, na fusion shad



Então fundeamos no ponto das lulas... mas ele tava cheio é de espraga... cada dois arremessos de qualquer artificial rendia um espraga no pincho...
No fundo com camarão ainda peguei uns dois ou três Paratis Barbados, mas só



Mauricio e Lanzara tentando umas lulas



Então saimos pra circundar a ilha, batemos nos 27 metros atrás do montão... e o que tinha lá??? ESPRAGGGGGAAAAAAAAAASSSSSSSS



Até que ja perto de completar a volta na ilha batemos num pontinho onde um unico Dourado veio me dar boa noite...heheh



Mas não tinha acordo... elas eram a dona do mar...



A noite de Lua cheia corria linda... e estava muito mais tranquilo do que pescar no sol escaldante do dia...



Até que voltamos no ponto das lulas, e ja perto do amanhecer o Pleffer pegou algo diferente e era uma bicuda...



Eu já estava cansado, havia pego pelos menos umas 60 espadas e nesta hora me animei com as bicudas e fui atrás da minha



O dia começou a amanhecer e ja deixamos o Montão rumo a Bertioga...pois ainda queriamos parar num pontinho de Dourados no caminho...heheh





O domingo amanheceu com mar liso e com um reflexo semelhante a óleo, um momento mágico para nós!!


Expandir esta imagem


Chegando no ponto, achamos alguns douradinhos e um gigantesco cardume de porquinhos... além de alguns parús nadando no meio dos porquinhos... coisa linda de ver... Eu e o Pleffer pegamos mais de 60 porquinhos em meia hora de pescaria... além de dois douradinhos... mas se contarmos que os dois barcos pegaram, certamente ultrapassou a casa de uma centena de porquinhos



O companheiro Lanzara fez um belo vídeo deste momento



A vontade era de ficar pescando no domingo, mas a canseira era muita então demandamos o porto mesmo cercados por peixes...kkkk

E foi assim mais uma bela aventura nos mares de Bertioga, muita tranquilidade de não ter o sol escaldante...

Até a próxima!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pescaria em Bertioga

Bertioga, 02 de fevereiro de 2012
Os planos eram acampar em São Sebastião e pecar de caiaque na região, mas como não havia conseguido nenhum parceiro acabei indo pescar em Bertioga com o barco do companheiro Pleffer.

Na terça fui até a Marina dos Pescadores (Recomendadissima) para dar uma sapeada em como andavam as pescarias, e logo começaram a chegar os guias dizendo que estava fraco, muito fraco mesmo!! A água no mangue estava mais fria e muito suja com os últimos dias de chuva sem trégua!!

Marina dos Pescadores (propietário Robinho), na época o barco ainda estava com 25hp, mas hoje está com 40HP.

Imagem

Na quarta resolvi pescar na costeira, já que no mangue não estava rolando nada mesmo, logo na barra percebi uma grande quantidades de barcos de arrastos e traineiras subindo ao norte, pensei: -Deve estar horrível a pesca ao sul, estão indo rumo ao norte, isso não é a rota mais comum, pois se entrar vento Sul o retorno não é dos mais agradaveis.

Ao atravessar a barra dava pra ver nitidadamente a divsão da água do mar (mais azul) e água extremamente turva do canal (cor de chá e com muita matéria organica em suspensão), 2º reflexão do dia: -Pelo jeito não será apenas ontem um dia ruim para pescar, hoje vai ser complicado também.

Comecei batendo um camarão descascado na Ilha do Monte Pascoal localizada em frente Riviera de São Lourenço, fiz duas rodadas e não roubaram nenhuma isca.... ;(

Imagem

Resolvi ir até a Laje do Riviera, mas novamente nem camarão roubaram, batendo uma X-Rap 8cm bateu algo bom, mas não deu nem para ver o que era e se soltou da garatéia.

Imagem

Imagem

Eu não tinha planejado isso, estava com pouca gasolina, mas queria ao menos um peixinho, então toquei para o cascalho de Itaguaré. Até aqui já estava duvidando da capacidade como pescador, um douradinho perdido que rodeou o barco e foi embora, umas duas bicudas chegaram perto da sardinha mas não atacaram, estava ruim mesmo!! devia ter sido algo relacionado com a pressão, véspera de Iemanjá sabe lá mais o que....

Imagem


Novamente conferi a gasolina, toda vez me surpreendo com este 40HP da Yamaha, ainda tinha consumido muito pouca gasolina, no máximo uns 7 litros, vou dar meu último tiro pra tentar tirar o dedão e toquei mais ao norte até próximo a Ilha do Montão de Trigo

Imagem

E depois em direção a Ilha de Alcatrazes, mas certamente não cheguei muito perto da linha do navio, senão com certeza não teria voltado, acabaria a gasolina antes!!!!

Imagem


Finalmente achei alguma coisa, assim que joguei a primeira isca na água já engatei a primeira bicuda

Imagem

E outras vieram...

Imagem

As espadas não merecem foto.... entraram algumas, mas todas muito pequenas aprox 1 à 1,20 m cada

Com a bagunça de sardinha na água, ficou tudo cevado em volta e logo apareçam os porquinhos e foi uma festa, o primeiro entrou na garateia sardinha, aproveitei a oportunidade e peguei muitos outros com lula e anzol maruseigo 14.

Imagem
Vejam a calmaria na água!!


Assim encerrei a pescaria e iniciei o passeio até o cantão do Indaia (ponto de pesca preferido do Padokka) rrsrssr

Imagem


Paredão do Indaia

Imagem


Lado abrigado do Cantão do Indaia

Imagem


Imagem



Terminei a pescaria ao meio dia, as 15h já estava com o barco adoçando o motor e logo peguei a estrada para passar o restante do dia na praia do Guarujá... Férias é tudo de bom!!!


E claro ficou faltando o companheiro de pesca que mais posta relatos no forum!!!